Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido (apesar de esse fato nunca ter sido confirmado por lei; e ainda há controvérsias de que a cidade seja capital da Inglaterra, já que o país não possui um governo próprio (para entender a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido, clique aqui) e é a maior cidade e centro de negócios da Europa. A cidade tem quase 8 milhões de habitantes e área metropolitana conta com aproximadamente 13 milhões de pessoas. A moeda é a cara libra esterlina (pound sterling ). O idioma é o inglês com sotaque característico e bem diferente do inglês norte-americano (mesmo falando inglês fluente você pode não ser entendido em algumas situações, principalmente quando o assunto são nomes de ruas…).

MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR
Abril, maio e junho, considerando que:
— São meses com temperatura agradável e menor probabilidade de chuvas (eu disse “probabilidade”; em Londres, as chuvas começam como num passe de mágica). Em junho, tem  Wimbledon e Ascot;
Julho são férias de verão na Europa e férias escolares em grande parte do mundo e a cidade fica insuportavelmente cheia de turistas de todas as partes do mundo, além de ainda mais cara, apesar da temperatura agradável (acima dos 20º C);
— Fim de agosto e setembro, a cidade fica mais tranquila e a temperatura ainda é agradável, mas a probabilidade de chuva é – ainda – maior;
— E o resto é inverno (tira casaco, põe casaco, pessoas menos alegres, chuva, um pouco de neve e mais preguiça para levantar da cama e sair do conforto do quarto do hotel…)

TEMPO DE VÔO
De São Paulo, 12 horas. De Nova York, 7h30. De Paris, 1 hora. Se você for de Paris para Londres de Eurostar, um trem rápido que te deixa no centro de Londres saindo do centro de Paris, o tempo de viagem é de 2h20.

PARA OS GADGETS
As tomadas na Inglaterra são completamente diferentes do resto do mundo. Preste atenção e leve adaptadores — mais de um — para carregar seus gadgets:
Voltagem: 230V
Frequencia: 50Hz
Formato da tomada:

USANDO O TELEFONE
Código telefônico da Inglaterra 44
Código telefônico de Londres (0)20

Para ligar do Brasil para um telefone fixo em Londres, é só discar:
00 + [código da operadora telefônica] + 44 + 20 + número do telefone
No Skype, comece a partir do +44.

Para ligar do Brasil para um telefone celular em Londres:
00 + [código da operadora telefônica] + 44 + código do celular + número do celular
Diferentemente do Brasil, os celulares não possuem o código da cidade.

Para ligar de Londres para um telefone fixo em Londres, é só discar o número, sem o código 020 (só utilizado para ligações de outras cidades inglesas).

Se você tem em sua agenda algum número de telefone antigo da cidade, quando os códigos eram 0171 e 0181, é só substituir esses códigos por (0)20 e acrescentar um 7 à frente do número do telefone.