Não temos o melhor café do mundo, mas temos cafés muito bons. E o legal do Brasil — e de São Paulo, um dos estados produtores de bom café no país — é que aqui você pode provar a bebida em estabelecimentos que, eles mesmos, plantam, colhem, selecionam, torram e entregam os grãos ou a bebida na xícara, direto nas suas mãos, sem intermediários. E, dos bons cafés paulistanos, você consegue ter essa experiência no Octavio e no Isso É Café. {para ver o nosso Guia Definitivo dos Melhores Cafés de São Paulo, clique aqui}.

Já na quinta geração da família, em uma fazenda centenária em Mococa, interior paulista, a Fazenda Ambiental Fortaleza produz café desde 1850. E em vez de seguir plantando café commodity  em grande quantidade apenas para exportação, os herdeiros da família decidiram trilhar pelo caminho do café orgânico (não toda produção ainda), de forma humana e sustentável, sem deixar ter como objetivo café de altíssima qualidade. E mais: em vez de apenas exportar os grãos verdes (como ainda o fazem), decidiram abrir um laboratório, aproveitar sua expertise  para torrar os grãos, que eles vendem para restaurantes como o Suri e o La Central, e vender diretamente para o consumidor final através de uma loja online  e a bebida num café, o Isso É Café, instalado no Mirante 9 de Julho, ali atrás do MASP (que resulta em um ótimo passeio arte + café + docinho, como o banana pra você, uma mousse de chocolate com doce de banana caramelada e ganache  de canela).

Entre os cafés, um se destaca (na verdade, quando você começa a ler as descrições, dá vontade de experimentar todos): o Café da Sombra, orgânico (sem uso de agrotóxicos), e que leva esse nome porque os pés de café são plantados dentro da mata, no meio da floresta, de onde absorve toda a complexidade do solo (o que eles chamam de orgânico passivo). Também tem outros cafés cujos pés são mantidos pelo método orgânico ativo: frutas como banana, ervas e outros vegetais são plantados entre os pés de café para enriquecer o solo e emprestar-lhe características que serão percebidas na xícara, o que faz com que a fazenda tenha um leque de produtos bem maior; até mel Fazenda Ambiental Fortaleza eles já comercializam.

Nessa pegada sustentável de aproveitar ao máximo os recursos da natureza, no Mirante, além dos cafés da Isso É Café nos formatos espresso  e coado (e alguns importados; dependendo do dia você pode provar um grão queniano, iemenita ou salvadorenho), você pode provar também um chá de casca de café orgânico, o Cascafé, servido frio, com um toque de capim cidreira, que é bem refrescante.

Não deixe de conferir o  Guia Definitivo dos Melhores Cafés de São Paulo, do qual o Isso é Café faz parte.

Isso É Café no Mirante 9 de JulhoA escada que dá acesso ao Isso É Café, no Mirante 9 de julho. Como, dependendo do dia, é um pouco difícil encontrar mesas vazias, é para cá que eu venho me sentar, apreciar o café – e a vista. Imagem: Shoichi Iwashita Isso É Café no Mirante 9 de JulhoO café. É só chegar no caixa, escolher o que você quer, pagar e esperar chamar pelo nome com o seu pedido. Imagem: Shoichi Iwashita Isso É Café no Mirante 9 de JulhoO balcão onde são preparados os cafés. Imagem: Shoichi Iwashita Isso É Café no Mirante 9 de Julho O balcão de onde saem os pedidos. Imagem: Shoichi IwashitaIsso É Café no Mirante 9 de JulhoÀ disposição ficam os açúcares e água; para decorar, um pezinho de café. Imagem: Shoichi Iwashita Isso É Café no Mirante 9 de JulhoA entrada para os banheiros do Mirante. Imagem: Shoichi Iwashita Isso É Café no Mirante 9 de JulhoCrianças (meus sobrinhos) apreciam a vista. Imagem: Shoichi Iwashita Isso É Café no Mirante 9 de JulhoNa falta de mesas, tem bancos de concreto com mesas de apoio. Na falta dos bancos, tem a escadaria de acesso. Imagem: Shoichi Iwashita Isso É Café no Mirante 9 de JulhoO corredor que forma o Mirante. No fundo, o Isso É Café. Imagem: Shoichi Iwashita Isso É Café no Mirante 9 de JulhoO mobiliário, sempre entre colunas. Imagem: Shoichi Iwashita Isso É Café no Mirante 9 de JulhoE aqui, onde era a casa da avó de um dos sócios na zona oeste de São Paulo, fica o laboratório onde são torrados todos os grãos que formam o leque de cafés da Isso É Café. Imagem: Shoichi Iwashita Isso É Café no Mirante 9 de JulhoTodos os acessórios para café você encontra aqui. Imagem: Shoichi Iwashita Isso É Café no Mirante 9 de JulhoEssa é a torrefadora. Imagem: Shoichi Iwashita Isso É Café no Mirante 9 de JulhoOs rótulos que vão nas embalagens dos cafés. Imagem: Shoichi Iwashita Isso É Café no Mirante 9 de JulhoNesta pequena torrefadora, são feitos os testes com os grãos, para que eles definam o perfil de torra de cada tipo de café. Imagem: Shoichi Iwashita Isso É Café no Mirante 9 de JulhoAcessórios antigos complementam o décor. Imagem: Shoichi Iwashita Isso É Café no Mirante 9 de JulhoGeral do ambiente. Imagem: Shoichi Iwashita

Arte-Banner-Instagram-Divulgacao-10