Stonehenge está no meio do nada. Há vários tours  de meio ou um dia saindo de Londres e de Bath, mas eles ficam apenas duas curtas  horas em Stonehenge. Parece que é bastante tempo para ver apenas umas trinta pedras, mas acredite, não é. O ônibus vai te deixar na entrada do Visitor Centre e você vai pegar seu audioguide. Aí você vai ter de pegar outro ônibus — com uma filinha antes — que vai te deixar próximo ao círculo de pedras (que está a dois quilômetros da entrada). De olho no relógio, você nem terá tempo de escutar todas as informações do audioguide  e já terá de pegar o ônibus de volta ao Visitor Centre (você não vai querer dar uma de mal educado e se atrasar), quando você tampouco terá tempo de visitar o pequeno mas ótimo museu, quem dirá visitar a loja e comer alguma coisa com tranquilidade. Por isso, o ideal é que você tire o dia para fazer tudo com calma. Por que é muito interessante. Para agendar o dia e o horário e comprar o seu ingresso para Stonehenge pelo site da English Heritage, clique aqui. O ingresso custa £ 14,50 libras por adulto. (Mas veja também abaixo a opção de ir pela Stonehenge Tour.)

A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR STONEHENGE

Na Inglaterra, quando tá frio, tá frio e úmido, o que te faz sentir ainda mais frio, e quando tá quente, chove bastante. Mas como o frio é frio e Stonehenge está numa planície bastante aberta — e cheia de vento, o que faz a sensação térmica cair ainda mais — prefira visitar o sítio nos meses mais quentes do ano, entre maio e setembro.

INDO PARA STONEHENGE DE CARRO

De carro, o trajeto de Londres até Stonehenge é de 2 horas (pode ser um pouco mais dependendo do trânsito) para ir 2 horas para voltar, e de Bath, uma hora em cada trajeto.

INDO PARA STONEHENGE DE TREM + ÔNIBUS

Usando o combo trem e ônibus, calcule 3 horas para chegar a Stonehenge saindo de Londres e 2 horas saindo de Bath. De trem, tanto para sair de Londres como de Bath, pegue um trem com destino a Salisbury. De Londres, saindo de London Waterloo, o tempo de viagem é de 1h30, e o preço da passagem ida e volta no mesmo dia é de £ 130 em primeira e £ 80 em segunda classe. Da estação super acessível de Bath Spa, tem trens saindo de meia em meia hora, é uma hora de viagem por £ 35 ida e volta em segunda classe usando os bilhetes no mesmo dia para qualquer horário e £ 66 em primeira (mas com bem menos opções de horário). Você pode comprar os seus bilhetes de trem pela Virgin Trains clicando aqui ou pela GWR clicando aqui.

Da própria estação de trem de Salisbury saem vários ônibus direto para Stonehenge da Stonehenge Tour e você pode comprar apenas a passagem por £ 14 ida e volta ou a passagem já com o ingresso para Stonehenge por £ 27 (sai praticamente o mesmo valor do ingresso de £ 14 comprado direto no site  da English Heritage). O trajeto é feito em um ônibus de dois andares e ainda passa por Old Sarum, um lugar histórico — e surpreendente — da Idade do Ferro. No outono, os ônibus saem da Salisbury Rail Station de hora em hora, das 10h às 16h, e a volta de Stonehenge, também de hora em hora, das 10h40 às 18h. A viagem entre a estação de Salisbury até Stonehenge dura 40 minutos. No verão e no inverno, os horários e a quantidade de ônibus fazendo o trajeto mudam. Para checar os horários, clique aqui.

NÃO TENHO TEMPO E VOU DE EXCURSÃO

Mas se você realmente não tem tempo e só pode passar ou a manhã ou a tarde no passeio para Stonehenge, a Scarper Tours oferece todos os dias, saindo de Bath (o ponto de encontro é em frente ao hotel Abbey, bem no centrinho da cidade), dois horários de saída: um primeiro grupo às 9h30 e outro às 14h (em outros meses pode haver apenas uma saída, às 13h). O valor do combo transporte (de van) + ingresso adulto para Stonehenge é de £ 32. Nesse passeio, você terá apenas duas horas para tentar absorver o máximo dessa experiência pré-histórica.

SAIBA (QUASE) TUDO SOBRE STONEGENGE [Clique aqui]

E CONFIRA O NOSSO GUIA COMPLETO DE BATH E DE STONEHENGE:
Bath, uma introdução
Bath: a água de 10.000 anos
Bath: Informações Práticas
Thermae Bath Spa, um spa superlativo
Lucknam Hotel Park & Spa
Stonehenge: (quase) tudo sobre esse círculo de pedras

O Visitor Centre de StonehengeO contemporâneo Visitor Centre. Aqui, ficam o museu, o café, os toilettes e a loja. Daqui saem os ônibus que te levam para o círculo de pedras, o famoso Stonehenge. Imagem: Shoichi Iwashita
Casinhas neolíticas ao lado do Visitor CentreAtrás do Visitor Centre, eles recriaram o que seria uma aldeia neolítica. Você consegue ver as técnicas de construção que eles utilizavam para levantar suas casas, como era arranjado o interior das residências e também como eles conseguiram transportar as grandes pedras de Marlborough Dows até aqui. Imagem: Shoichi Iwashita
O ponto de ônibus do Stonehenge TourEssa é a vista do ponto de ônibus do Stonehenge Tour que te leva de volta para a estação de trem de Salisbury. Imagem: Shoichi Iwashita
SONY DSCStonehenge. Imagem: Shoichi Iwashita