A matéria sobre o Museu Rodin causou confusão em alguns leitores por causa da palavra hôtel na frase “o Hôtel Biron do Musée Rodin reabriu…” (e não, não existe um hotel dentro do museu). Esse hôtel, apesar de também querer dizer hotel no sentido que conhecemos (empresa que aluga quartos para hospedagem), tanto em português quanto em francês, aqui tem outro significado: era assim que eram conhecidas as grandes casas de nobres, burgueses e industriais em cidades como Paris ou Bruxelas. Diferentemente do palácio, residência de príncipes de sangue, essas mansões urbanas de vários andares, quase sempre sem jardim, eram chamadas de hôtels particuliers, pertenciam a um único proprietário e eram concebidas para abrigar uma única família. E era comum que essas casas levassem o sobrenome do seu dono, pelos quais até hoje são conhecidas.

Paris ainda possui cerca de 400 hôtels particuliers, mas o número já foi bem maior, perto de 2 mil. E muitas dessas casas espaçosas ricamente decoradas se transformaram em museus, escritórios do governo ou hotéis, como o Hôtel de Gramont e o de Crozat na Place Vendôme, que se transformaram no Hôtel Ritz; o Hôtel Aubert de Fontenay (ou Salé) que virou o Musée Picasso; o Hôtel de Lassay, que hoje é a residência oficial do presidente da Assembleia Nacional, o Congresso da França; e o próprio Hôtel Biron, hoje, Musée Rodin.

LES PALACES QUE SÃO HÔTELS

Mas Paris têm os palaces  que são também hôtels para viajantes e, diferentemente das residências reais, elas são a distinção máxima que a agência de turismo francesa concede para um seleto grupo de hotéis de luxo, acima da categoria cinco estrelas, representantes da excelência e da tradição da arte de receber à la française.

HÔTEL DE VILLE, DE LA MONNAIE

E tem ainda o Hôtel de Ville que, traduzindo literalmente para “hotel de cidade” significa prefeitura em francês (a de Paris fica no Marais e não raro turistas querem saber se custa caro se hospedar no hôtel de ville ), e o Hôtel de la Monnaie, a Casa da Moeda francesa, que fica no Quai Conti, pertinho da Pont Neuf.

E O CHÂTEAU?

Os châteaux  são as grandes residências senhoriais do campo, fortificadas ou não, e estão associadas a grandes terras.