Num sobradinho que lembra a Provence, numa rua residencial, tranquila, arborizada e escondida em Higienópolis (tem de dar umas voltas para chegar lá, eu só consigo com o Google Maps), o Carlota é daqueles restaurantes que fazem parte da alma cosmopolita e diversa de São Paulo. Com influências diversas — do Nordeste brasileiro à Ásia, passando por França e Itália —, a chef  Carla Pernambuco propõe uma cozinha repleta de sabores e texturas que agradam muito, num ambiente que é perfeito para encontrar amigos ou jantar a dois (à noite, o restaurante à meia-luz fica ainda mais aconchegante — e romântico).

E, apesar de gostar de novidades, existem pratos do Carlota que eu quero que nunca deixem de existir, pois quero poder comê-los para sempre. Camarão empanado (crocante) com risoto de prosciutto di Parma; soufflé de goiabada com calda de Catupiry; ou o bolinho quente e cremoso de banana com gelato de canela são propostas que agradam profundamente a nossa fome de alimento e prazer. Aliás, um dos fortes do restaurante são as sobremesas, a maioria quente.

Outro destaque é o couvert, com ciabata levíssima, paõzinho de queijo quentinho, fonduta de queijo com alecrim, biscoito de polvilho e manteiga aerada com flor de sal e pimenta do reino (pegue o biscoito de polvilho, mergulhe no queijo e seja feliz). E como os pratos da casa são bem servidos — e vinho também é alimento —, para poder aproveitá-lo sem esquecer a sobremesa ao final e sem deixar comida no prato, é preciso pular a entrada (ou divida uma entrada pra dois, para beliscar com o couvert). Couvert, entrada pra cada um, prato, vinho, sobremesa, água e café é muita comida pra uma pessoa; mesmo para os bons de garfo.

Apesar de o restaurante existir há quase vinte anos, o serviço é a única coisa que pode ofuscar o sabor superlativo da comida: trazem os pratos enquanto você ainda está na entrada, o vinho pode demorar bastante pra chegar (e a entrada já foi), você precisa interromper a conversa constantemente para chamá-los para que eles encham sua taça…

De qualquer forma, na combinação ambiente + cardápio (sempre dá vontade de pedir mais de um prato) + carta de vinhos, o Carlota segue sendo um dos restaurantes mais charmosos e agradáveis de São Paulo.