Se a maioria das grandes cidades da Europa surgiu em volta das águas frias (na verdade, mais para geladas) de um rio ou do mar, Bath foi fundada não por causa do rio Avon, que cruza a cidade, mas sim por causa das águas quentes que vêm do fundo do solo; mais precisamente, de 2700 a 4300 metros de profundidade. Só nas termas romanas (the Roman Baths ), uma das atrações históricas da cidade, 1 milhão 170 mil litros de água (!), a uma temperatura de 46º C, brotam da terra todos os dias. E em quase três mil anos, vêm oferecendo conforto e prazer — quando não curando, já que os povos antigos acreditavam que essas águas eram medicinais — para gerações e gerações de celtas, romanos, peregrinos medievais, socialites  georgianas e geriatras vitorianos e, hoje, viajantes de todo o mundo.

Mas essa água não “brota” nas profundezas do solo, não é uma água vulcânica. A água quentinha em que você vai se banhar no Thermae Bath Spa tem 10 mil anos de idade. Caiu como chuva no período Neolítico (Idade da Pedra Polida), entrou por uma falha geológica, foi aquecida por rochas subterrâneas e, ninguém sabe como e por quê (por isso que os povos antigos atribuíam o feito à deusa celta Sulis; os romanos a chamaram de Sulis Minerva), sobem por quilômetros — através da pressão — para a superfície da Terra, ainda quente, enriquecida com 43 minerais e grandes concentrações de sódio, cálcio, sulfato, cloreto, bicabornato, magnésio, silício e ferro.

Apesar de existirem outras fontes com água quente na Inglaterra (Matlock, Droitwich), é em Bath que as águas são mais quentes: de todas as três fontes da cidade saem águas a uma temperatura superior a 40 graus Celsius e, por isso, a cidade é considerada, segundo os padrões técnicos, como a única região com fontes termais (hot-hot-hot, acima dos 37º C) do Reino Unido, e uma das mais quentes da Europa.

E CONFIRA O NOSSO GUIA COMPLETO DE BATH E DE STONEHENGE:
Bath, uma introdução
Bath: a água de 10.000 anos
Bath: Informações Práticas
Thermae Bath Spa, um spa superlativo
Lucknam Hotel Park & Spa
Stonehenge: (quase) tudo sobre esse círculo de pedras
Stonehenge: quando e como visitar