apresentação newsletter associados contato   busca   créditos
 
C u r t a s
  A poesia do povo brasileiro
 
Por: Shoichi Iwashita
Data: 05/03/2010


Romeiros Celebrando Padre Cícero, 1970, Juazeiro do Norte, CE

Ontem vi uma belíssima exposição fotográfica. Uma das mais belas. As obras da fotógrafa inglesa (naturalizada brasileira) Maureen Bisillat, apesar de retratar um Brasil muito distante da nossa realidade (o sertanejo, o negro, o índio: temas que à primeira vista não nos interessam muito), são de rara beleza, elegância e sensibilidade. Poesia pura. E também moda.

Ela retrata a alma brasileira através das obras de autores que imortalizaram o Brasil através de livros como Grande Sertão: Veredas e Sagarana (Guimarães Rosa), Os Sertões (Euclides da Cunha), Auto da Compadecida (Ariano Suassuna). Obras densas, de outras épocas, que encontraram na figura do sertanejo – do jagunço, do vaqueiro – a representação da identidade nacional. E que Maureen, através do seu olhar estrangeiro, consegue traduzir para suas fotos de maneira brilhante.

O que chama a atenção nesses trabalhos é a distância dessas realidades do universo de pessoas que, como eu, nasceram e cresceram em grandes cidades. Que conhecem o mundo, se interessam por arte, por história, mas pouco conhecem o Brasil (você sabia que o Rio São Francisco nasce em Minas Gerais, cruza a Bahia inteirinha e vai até Pernambuco? e que Minas também tem sertão?). E saber que esses “mundos paralelos” continuam a existir, com suas formas completamente distintas de enxergar e viver a vida, faz com que esse se torne um interessante exercício de questionamento de valores.

“... a terra, terra comum, que pertence a toda comunidade. Terra que não é posse. Terra que é para o índio, o berço das suas tradições, das suas origens, do seu passado histórico, dos seus antepassados”.*

“Para os poucos índios que restam e que guardam até hoje a pureza dos seus antepassados, continua não existindo o tempo dividido em dias, semanas, meses, anos – existe, isso sim, o fluir silencioso das horas”.*

Alguém consegue se enxergar vivendo num mundo assim?

Serviço:
Maureen Bisilliat: Fotografias
Galeria de Arte do SESI: Avenida Paulista, 1313, em frente a uma das saídas do metrô Trianon-Masp (linha verde)
Até o dia 4 de julho de 2010
Segunda-feira: das 11h às 20h
De terça a sábado, das 10h às 20h
Domingo: das 10h às 19h.
Telefones: 11 3146-7405 e 3146-7406
Grátis
www.sesisp.org.br

Veja e saiba mais:
site.pirelli.com.br
ims.uol.com.br

P.S. Maureen tem vários livros de fotos publicados e servem como um excelente presente para aqueles amigos estrangeiros que amam a cultura brasileira.

* Trechos de textos expostos em Maureen Bisilliat: Fotografias.

 
(0) Comentários 
  enviar
  Dalida e Trenet sobre o que resta  
  Talentos do mundo  
  Facebook vira filme  
  Terraço do Martinelli reabre  
  Flanelinhas que não usam mais flanela  
  Champagne vintage, the ultimate vintage  
  Diferenças culturais Ocidente x Oriente  
  Coleção particular e acessível  
  A origem do movimento gay  
  Imelda Marcos: não era tudo isso :-(  
  Curtinhas de Paris  
  Alejandro, Lady Gaga e Steven Klein  
  O novo plugue e as viagens  
  Jean-Paul Gaultier deixa a Hermès  
  Só no Brasil? Não, não...  
  Harrod's é vendida  
  A nova casa de Anna Wintour  
  Distância muitas vezes necessária  
  Moletons exclusivos Marcelu Ferraz  
  Tiffany assaltada no Cidade Jardim  

 

  Categorias de Curtas
  agenda (2)  
  arquitetura (1)  
  artes & cultura (22)  
  atualidades (12)  
  beleza (2)  
  celebridades (6)  
  cinema (10)  
  cursos (1)  
  design (2)  
  esportes (1)  
  frases (20)  
  funny stuff (2)  
  gastronomia (15)  
  Geral (1)  
  história (3)  
  literatura (6)  
  luxo (13)  
  moda (66)  
  musica (11)  
  São Paulo (3)  
  tecnologia (1)  
  tv (3)  
  viagens (31)