apresentação newsletter associados contato   busca   créditos
 
C u r t a s
  Os tipinhos by Hermés Galvão
 
Por: Shoichi Iwashita
Data: 25/03/2008

Hermés Galvão ‚ um dos jornalistas da nova geração que admiro. Apesar de ser editor-chefe da Revista Vogue RG e colaborar freqüentemente com a Revista Daslu, - e talvez por isso - consegue manter uma visão crítica da sociedade em que vivemos. Não a grande sociedade formada por bilhões de pessoas, mas essa pequena-sociedade paulistana formada por ricos, formadores de opinião, pseudo-celebridades, alpinistas sociais, fashionistas e wanna-bes. E esses pensamentos, quase sempre polêmicos (ele tem coragem de falar coisas que todos nós pensamos, mas nem sempre exteriorizamos), são publicados em seu blog Superego, hospedado na Globo.com.

A seguir o seu último texto publicado hoje em seu blog onde ele aborda um tipo muito específico da nossa fauna.


UM NOVO TIPO

São Paulo é uma cidade fascinante. Não sei a sua, mas esta cidade, que não é minha, e que eu não faço a menor questão de adotá-la, tem uma capacidade absurda de reunir truqueiros vindos de todo o mundo, gente que chega aqui com uma mão na frente e uma bolsa-carteira atrás e passados poucos anos, às vezes meses, já podem ser encontrados no, digamos, topo da pirâmide. São os chamados "novos tipos", seres que escondem seus passados, ou melhor, reinventam. Uma turma que construiu sua personalidade com elementos retirados de filmes, novelas e recortes de revista.

Se vestem como dândis, produtores desencanados ou como mauricinhos; só andam em lugares onde podem ser vistos em boa companhia, mesmo que esta não seja sua amiga de longa data - aliás nada que constitui a formação de um novo tipo vem de longa data: tudo nele é novo, da bolsa ao apartamento, do carro ao namorado. Nele, nada parece ser usado, antigo, com alma. Os novos tipos parecem ter nascido de geração espontânea, não têm pai, nem mãe.

Como os progenitores estão longe, geralmente no interior de São Paulo ou no subúrbio do Rio, eles se dão ao direito de criar uma nova história genealógica para si, geralmente creditando aos antepassados algum titulo de nobreza, uma villa na Toscana, um sobrenome estrangeiro e uma fortuna generosa - supostamente gasta com os prazeres da vida mundana, como eles gostam de dizer (só para manter a nonchalance, aquele charme que há em toda decadência).

Mas os novos tipos são personagens fundamentais da roda viva paulistana, ou você não acha adorável viver a experiência nas médias rodas (que os novos tipos chamam de alta) como se estivesse numa novela de Gloria Perez, com direito a garotas caça-dotes, empresários do setor do entretenimento e gays acompanhantes de artista? Desejo vida longa a todos os novos tipos, aos veteranos e aos calouros. Que venham com novos sobrenomes, novas profissäes - personal qualquer coisa, produtor de qualquer coisa ou assessor de qualquer coisa. Só não venham com as mesmas histórias. Nem com o mesmo hálito.

Para acessar o blog do Hermés Galvão, é só clicar aqui.

 
(0) Comentários 
  enviar
  Dalida e Trenet sobre o que resta  
  Talentos do mundo  
  Facebook vira filme  
  Terraço do Martinelli reabre  
  Flanelinhas que não usam mais flanela  
  Champagne vintage, the ultimate vintage  
  Diferenças culturais Ocidente x Oriente  
  Coleção particular e acessível  
  A origem do movimento gay  
  Imelda Marcos: não era tudo isso :-(  
  Curtinhas de Paris  
  Alejandro, Lady Gaga e Steven Klein  
  O novo plugue e as viagens  
  Jean-Paul Gaultier deixa a Hermès  
  Só no Brasil? Não, não...  
  Harrod's é vendida  
  A nova casa de Anna Wintour  
  Distância muitas vezes necessária  
  Moletons exclusivos Marcelu Ferraz  
  Tiffany assaltada no Cidade Jardim  

 

  Categorias de Curtas
  agenda (2)  
  arquitetura (1)  
  artes & cultura (22)  
  atualidades (12)  
  beleza (2)  
  celebridades (6)  
  cinema (10)  
  cursos (1)  
  design (2)  
  esportes (1)  
  frases (20)  
  funny stuff (2)  
  gastronomia (15)  
  Geral (1)  
  história (3)  
  literatura (6)  
  luxo (13)  
  moda (66)  
  musica (11)  
  São Paulo (3)  
  tecnologia (1)  
  tv (3)  
  viagens (31)